Saudade Insaciável
- Luanna Pontes
- 11 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Em 23/03/2020 escrevi nas notas do celular: "Será que existe um momento da vida em que a gente não sinta saudade de outra época? Hoje eu fui tomada pela saudade, acho que nostalgia define melhor".
Hoje é 11/07/2020 e eu confesso que não lembro de que época eu estava falando em março, mas essa semana que passou, eu fui tomada de saudade de 2012, o que me faz pensar que possivelmente em março se tratava desse mesmo ano. Se eu pudesse escolher reviver qualquer ano, certamente seria 2012, quanto mais relembro, leio e vejo coisas daquele ano, eu tenho mais certeza que seria 2012. Mas, voltar 2012 implicaria em viver todos os anos seguintes até aqui, então me contentaria com um diário meu escrito em 2012, eu leria cada uma das 365 páginas com gosto, pena que parei de escrever diários na pré-adolescência.

Eu acho muito intrigante isso de viver sentindo saudade, especialmente essa que não é possível ser saciada, dá um misto de alegria pelo que foi vivido e de tristeza pelo que não foi vivido. A melhor coisa a se fazer quando a insaciável saudade vem é abraçá-la com gratidão sem dar espaço para que ela tome de você o momento presente.
Isso me faz pensar que eu preciso viver da melhor forma o hoje, tomar decisões sábias, aproveitar os momentos e a companhia das pessoas que fazem parte da minha vida. O tempo não volta.
E a vida, é para frente.
Abraço quentinho
コメント