Palavras são sementes
- Luanna Pontes

- 19 de set.
- 2 min de leitura
Já parou para pensar no poder das palavras? Estava pensando nisso esses dias quando lembrei que é muito comum as minhas amigas falarem assim: “eu fiz isso, porque lembrei de uma coisa que você falou uma vez”, e aí elas repetem o que eu falei que contribuiu para a tomada de decisão delas.
Outro dia minha amiga apareceu vestindo um sobretudo cinza maravilhoso, daí ela falou que criou coragem de comprar e usar, porque lembrou de uma fala minha sobre roupas e estilo. Em outra situação, uma amiga disse que aceitou sair com um cara, porque lembrou de uma pergunta que eu fiz para ela, quando ela comentou sobre a indecisão a respeito dele. Outra amiga sempre diz que fica mais calma no trabalho dela e sente menos pressão, porque lembra dos conselhos que eu dei.
Lembrar dessas e outras situações me fizeram refletir sobre o poder que as nossas palavras têm sobre outras pessoas, poder de transformar, impulsionar, encorajar e acalmar, é claro que dependendo do que falamos e como falamos também podemos gerar coisas ruins.

Precisamos escolher com sabedoria o que vamos transmitir ao mundo, por isso escolhi 3 versículos para refletirmos:
“O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.” Colossenses 4:6
“O conselho sincero de um amigo dá encorajamento para viver.” Provérbios. 27.9b
“Pois o que o homem semear, isso também colherá.” Gálatas 6:7b
Aprendemos aqui que nossas palavras precisam ser agradáveis, não entendam com isso que devemos falar apenas coisas que agradam o outro, afinal o amigo de verdade diz coisas que por vezes não queremos ouvir, mas como falamos importa muito. Uma vez um amigo me deu um conselho (guiado por Deus acredito eu) que rasgou o meu coração, mas era o início de uma cura que eu precisava, as palavras dele estavam carregadas de amor.
Se nossas palavras são sementes, precisamos estar atentos, porque aquilo que semearmos, nós colheremos, isso é muito difundido como “Lei da semeadura”, “karma”, “Lei do retorno”, seja lá o termo que você usa. Nossas palavras têm muito poder, seja na vida do outro, seja na nossa vida. Que saibamos usar esse poder com sabedoria, que possamos plantar boas sementes para que tenhamos a chance de contemplar os frutos produzidos por elas.
Abraço quentinho,
Luanna Pontes.








Que texto lindo. Quero sempre lembrar de escolher minhas palavras com sabedoria 🌷