Obras em que a mulher é protagonista e o romance é coadjuvante
- Luanna Pontes
- 18 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Preciso enaltecer aqui Anne, Enola e Adoráveis Mulheres, vou falar com base na série e nos filmes, mas as três obras são adaptações de livros, então já fica a dica de leitura.

Olha, nem sei como começar a falar dessas obras de artes perfeitas, Anne with an E é uma série (Netflix) com apenas três temporadas (infelizmente) que conta a história de uma menina órfã, a Anne, que é adotada por um casal de irmãos, ela é uma menina cheia de sonhos e muito decidida a lutar pelo que ela acredita. Enola Holmes é um filme (Netflix) que conta a história de uma jovem, que foi criada pela mãe para lutar pelo que acredita, Enola não era como a maioria das garotas, ela fazia coisas consideradas de homem na época em que a história se passava e era muito determinada. Adoráveis Mulheres (YouTube e Google Play) conta a história de quatro irmãs que tinham talentos diferentes, sonhos diferentes, mas que se amavam muito. Eu fiz descrições bem rasas, porque não quero dar spoiler, mas vamos ao que une essas três obras. Primeiro o roteiro, o elenco, a produção, é tudo muito perfeito, a fotografia delas é impecável. Depois, que do início ao fim de cada história sentimos um misto de emoções. E o ponto que dá nome ao título deste post é que nas três histórias as moças são protagonistas das suas histórias, elas são corajosas e sonhadoras, fortes e sensíveis, elas defendem o que acreditam, se importam com os outros e não só com elas mesmas. Essas histórias tiram o protagonismo do romance e o colocam como coadjuvante, no sentido de que se existir ou não o romance, elas são mulheres incríveis, com vidas incríveis, com possibilidades incríveis.
É praticamente impossível ter gostado de uma dessas histórias e não gostar das outras, então fica a dica para quem já assistiu alguma delas. Eu tenho a opinião que só não gosta quem não assistiu tudo, especialmente Anne que é uma série e a história é desenvolvida ao longo dos episódios. Essas obras trazem inspiração, encorajamento e nos mostram um movimento de mudança no mundo através de histórias que se passam muitos anos atrás, mas que precisam ser resgatas para que a geração atual não retroceda, mas continue avançando. Viva a arte! Viva Anne! Viva Enola! Viva as irmãs March! Viva Luanna! Viva todas as mulheres!
Vou deixar os links dos trailers aqui em baixo para instigar quem ainda não viu e para fazer quem já assistiu ter vontade de ver de novo.
Anne with an E
Adoráveis Mulheres
Enola Holmes
Abraço.
Comments