top of page

A capacidade humana de juntar tralha

  • Foto do escritor: Luanna Pontes
    Luanna Pontes
  • 8 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

Eu estava pensando nos meus rituais de fim de ano e que preciso começar para conseguir dar conta de fazer todos. Dentre essa lista de coisas que faço todo final de ano está a limpeza do celular, olhei a minha galeria e fiquei assustada, porque tem MUITA coisa, foi aí que eu parei para pensar como nós humanos temos a capacidade de juntar tralha, juntar um monte de coisas desnecessárias.


A quantidade de imagens na minha galeria é só um exemplo, mas eu tenho uma gaveta na escrivaninha que de tempos em tempos eu preciso tirar coisas para jogar fora. Lembro que quando comprei essa mesa, a minha amiga Mari me avisou: “Cuidado com essa segunda gaveta aí, porque ela pode virar uma gaveta de bagunças”. E apesar do aviso, aqui está a gaveta precisando ser organizada novamente.





Refleti ainda que existe um outro tipo de tralhas que nós costumamos guardar, que envolve nossas emoções e sentimentos. Coisas desagradáveis que ouvimos, chateações, mágoas, opiniões precipitadas que criamos sobre os outros, crenças limitantes sobre a vida, medos, frustrações, autocobranças e tantas outras coisas que não deveriam ocupar espaço dentro de nós. E veja bem, não estou invalidando sentimentos comuns a todo ser humano, porque é normal sentir medo, raiva, frustração, mas não é bom guardar isso por tanto tempo, porque é tralha, não serve mais, pode até ter sido útil por um momento, para ensinar algo, para moldar e aperfeiçoar em algo, mas chega um momento que é necessário tirar as tralhas para abrir espaço para o que é útil, para o que torna a vida mais leve.


Eu desejo que nesse início de fim de ano, você também consiga limpar a sua gaveta, o seu celular e o seu coração.

Abraço quentinho.

1 Comment


Guest
Nov 08, 2023

Amém! Que deixemos os pesos e tralhas para trás. "esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante." Fl. 3:13 ❤


Mariana Souza

Edited
Like
unnamed2020_edited.jpg
Luanna Pontes

Olá mundo, meu nome é Luanna Pontes, tenho 28 anos e sou Capixaba. Criei o blog para compartilhar com vocês um pouco do muito que habita em mim.

  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone Twitter
  • Black Pinterest Icon
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page